sexta-feira, 29 de março de 2013

Paixão e procissão do Senhor Morto marcam Sexta Santa em nossa cidade

FOTO: Henrique Florêncio

Momento de reflexão para os católicos e cristãos, a Semana Santa é marcada pela lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Em nossa paróquia, um dos rituais católicos tradicionais celebrados nesta Sexta-feira da Paixão (29) é a procissão do Senhor Morto, que segue da Igreja Matriz, pelas ruas da cidade.
Presidida pelo Mons. Aloísio Catão da Arquidiocese da Paraíba e membro consagrado Doce Mãe de Deus, a cerimônia começou pouco após às 15h00, com a prostração diante do altar da Igreja. Nesse dia, a Igreja Católica não realiza missas, relembrando a morte de Jesus através de três momentos: a leitura de textos religiosos, seguida pela adoração da cruz e a comunhão, com a distribuição de hóstias consagradas na missa do Lava-pés. “Na Sexta da Paixão, a Igreja faz silêncio para celebrar a morte de Jesus, no horário que ele entregou sua alma a Deus, por volta das três horas da tarde”, explica Mons. Catão.
Após as leituras, o sermão do sacerdote exaltou o tema da Campanha da Fraternidade, lembrando a importância de se olhar para os jovens e a tão grande importância para ele ver que a igreja católica do brejo, mantém a tradição celebrando os momentos mais importantes da Semana Santa ao qual citou o ofício da agonia, a própria Celebração da Paixão e a Procissão do Senhor Morto entre outras celebrações. Em seguida, os católicos lembram a Paixão de Jesus, o momento em que ele morre crucificado, com a retirada de um pano vermelho que cobre a cruz. O sacerdote deixou a cruz diante do altar, com duas velas acesas ao lado. Onde os fiéis presentes se aproximam para prestar homenagem, beijando o Senhor Morto.
Após a comunhão e a oração benção sobre o povo, os fiéis se reúnem para a Procissão do Senhor Morto.A procissão partiu da Igreja Matriz por volta das 16h30, percorrendo algumas ruas da cidade, voltando para Igreja Matriz, onde os presentes puderam rezar diante da imagem do Senhor Morto.
Fotos AQUI!
Henrique Florêncio
Pascom Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário