terça-feira, 19 de março de 2013

Papa Francisco celebra inicio do ministério petrino


A cerimônia que marca o inicio do Ministério Petrino do Papa Francisco, nesta terça-feira, 19, no Vaticano, iniciou com a visita ao túmulo de São Pedro, sob o altar central da Basílica de São Pedro, onde o Pontífice rezou na companhia dos patriarcas das igrejas orientais católicas. A procissão inicial da santa missão ao som da ladainha em latim deu inicio a celebração.

O Papa francisco recebeu das mãos do cardeal francês Jean-Louis Tauran,protodiácono do colégio cardinalício, o pálio petrino símbolo da missão como pastor da Igreja e em seguida o cardeal carmelengo Angelo Sodano entregou o anel do pescador. Após este momento, seis cardeais cumprimentaram o Santo Padre em sinal no ato de obdiência.

Os ritos próprios da solenidade de São José, patrono da Igreja Universal, as leituras foram proclamadas em inglês, italiano e espanhol, destacando o Evangelho proclamado apenas em grego por um diácono do rito bizantino. A leitura em grego simboliza que a Igreja se constitui em tradições tanto orientais quanto ocidentais.

Em sua homilia destacou o que chamou de "conscidencia rica de significado" a inauguração do Pontificado. "Agradeço ao Senhor por poder celebrar essa missa de início do ministério petrino na festa de São José" afirmou o Potifice e saudou as delegações presentes. 

Destacou a missão de são José como guardião de Maria e Jesus.  "José é protetor porque sabe ouvir Deus, se deixa guiar por sua vontade e é mais sensível às pessoas confiadas a ele." afirmou Francisco.

"Nele, vemos como se responde à vocação de Deus, com disponibilidade, com prontidão. Temos também o centro da vocação cristã: Cristo. Acolhemos Cristo primeiro na nossa vida, para depois acolhermos os outros." falou o Papa a respeito do santo.


Francisco recordou a necessidade de cuidar dos pobres e da criação. O exemplo de são José é de guardião e assim pediu que o "responsáveis" que cuidassem do mais frágeis. "Peço a todos aqueles que ocupam papel de responsabilidade nos meios econômico, politico e social, a todos homens e mulheres de boa vontade, para que cuidem da criação. Do desenho de Deus na Natureza. Cuidem um do outro, do meio ambiente."

A respeito de sua missão como sucessor de Pedro, Francisco destacou que está no centro, tal como São José, ser uma presença silênciosa e discreta, guardar a fé e os irmãos. "Um Papa, para exercer o poder, (...) deve olhar seu serviço humilde, concreto e, como São José, abrir os braços para acolher todo o povo de Deus, com afeto e ternura. Principalmente os mais pobres."

No final de sua homilia, Francisco novamente pediu a oração do povo de Deus, invocando o santo de Assis e o auxilio do Espírito Santo. "Peço a intenção de São Francisco para que o Espirito Santo acompanhe meu ministério e a todos vocês, peço que rezem por mim." finalizou o Pontifice. (Jefferson Souza)


Foto: CTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário