quinta-feira, 28 de março de 2013

Celebração da Missa da Ceia Senhor ou Lava-pés

FOTO: Henrique Florêncio

A missa de Lava-pés, um dos momentos mais esperados pelos católicos durante a Semana Santa, foi celebrada pelo Padre Márcio José da Comunidade Doce Mãe de Deus em nossa Igreja Matriz de São Sebastião, nesta quinta-feira (28).
A celebração lembra o gesto de humildade de Jesus, quando lavou os pés dos discípulos, e também a Última Ceia, com os apóstolos, antes da crucificação, quando foi instituída a Eucaristia. De acordo com a Igreja Católica, lavando os pés dos apóstolos, Jesus mostrou a importância de se colocar a serviço.
O sacerdote exortou em sua homilia sobre a eucaristia, o sacerdócio e o mandamento do amor, explicou ainda que nesta Quinta-feira Santa as hóstias são consagradas para a Sexta-feira Santa, pois nesse dia de silêncio, não é celebrada a missa, apenas é realizada a celebração da Paixão e Morte do Senhor. “A Eucaristia consagrada na quinta é distribuída aos fieis na sexta feira santa”.
Após a missa desta quinta-feira, toda a comunidade é convidada a permanecer em adoração ao Senhor. “A comunidade é convidada a passar a noite da quinta feira, em adoração, diante do Senhor”, finaliza o padre. Para isso, movimentos e pastorais se dividem em escala para que fiquem durante toda noite em oração, para em seguida juntos com o Senhor realizarem a procissão do silêncio e via sacra pelas ruas, tradição da igreja e do povo local.
Confira as fotos, aqui!
Semana Santa
No domingo passado (24/3), centenas de fieis participaram da bênção dos ramos, acompanharam a procissão, que terminou com Missa na igreja Matriz dando início a Semana Santa.
Na segunda-feira (25/03), os fiéis realizaram a procissão do encontro (dos passos) concluindo com uma celebração penitencial presidida pelo Mons. José André. Na terça-feira (26/03), foi realizada a Caminhada Penitencial de Lagoa de Dentro a Serra da Raiz, levando a todos a rezarem o santo rosário da Virgem Maria e contemplar o caminho de Jesus por meio da via sacra. No dia (27/03), os jovens dos diversos grupos de nossa paróquia realizaram a primeira via sacra jovem, que teve início na Capela do bairro Cristo Rei e terminou no terreno do bairro novo onde será construída a Igreja de Santo Antônio.
Programação da Semana Santa – 2013

Dia 28/03 (Quinta-feira Santa):
  • Missa dos Santos Óleos às 8h00 - Catedral Nossa Senhora da Luz - Guarabira/PB
  • Missa do Lava-pés às 17h00. Adoração ao Santíssimo logo após a Missa até às 0:00, em seguida Procissão do Silêncio e Via Sacra pelas ruas.
Dia 29/03 (Sexta-feira Santa):
  • Ofício da Agonia às 12h00.
  • Celebração da Paixão, às 15h00, seguida da Procissão do Senhor Morto.
Dia 30/03 (Sábado Santo): 
  • Vigília Pascal às 21h00 - Igreja Matriz
Dia 31/03 (Domingo de Páscoa): 
  • Santa Missa às 9h00 e 17h00 - Igreja Matriz

Henrique Florêncio
Pascom Paroquial


Nenhum comentário:

Postar um comentário