domingo, 31 de março de 2013

Na Vigília Pascal, Papa Francisco exorta-nos a não termos medo das surpresas de Deus



O Papa Francisco, presidiu neste sábado santo, 30 de março, a celebração da Vigília Pascal, na basílica de São Pedro, em Roma. Como prevê a liturgia, o Santo Padre iniciou a cerimônia com a benção do fogo novo. Em seguida, adentrou à basílica, em procissão, com o Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado.

Após percorrer o corredor central, o Papa chegou ao presbitério e beijou o altar. Ouviu-se então a proclamação da Páscoa e o canto do "Exultat".

Um momento marcante na celebração foi a entoação do hino do glória - "gloria in excelsis deo" - que quer dizer, "glória a Deus nas alturas". Nesta hora, se acenderam as luzes da basílica e ressoaram os sinos no interior e fora do templo.

Após o anúncio e o canto do "aleluia", ouviu-se a proclamação do Evangelho. Em seguida, o Santo Padre proferiu breves palavras em sua homilia.

O Papa Francisco recordou a narração do texto de São Lucas, ouvido durante a celebração, e enfatizando a figura das mulheres que foram surpreendidas com a ausência do corpo de Jesus no túmulo (cf. Lc 24,1-12).

Segundo o Papa, há uma dificuldade por parte do homem em lidar com as surpresas de Deus. No entanto, o convite do Pontífice foi que os católicos não temam as novidades do Senhor. "Temos medo das surpresas de Deus! Irmãos e irmãs, não nos fechemos às surpresas de Deus. Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança", convidou o Papa.

Mencionando as palavras do anjo que apareceu às mulheres - "por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?" - o Papa questionou: "quantas vezes precisamos que o amor nos diga: porque buscar os viventes no meio dos mortos?". Para o Pontífice, os problemas e as situações do dia a dia tendem a entristecer e tirar-nos a paz. Logo, afirmou o Papa, aí está a morte.

De acordo com o Santo Padre, quem acolhe Jesus ressuscitado não fica desiludo ou entristecido. "Podes estar seguro porque Ele está perto de ti e lhe dará força para viver como Ele quer".

Um último elemento destacado pelo Papa Francisco na homilia, foi o sentimento de medo que tomou as mulheres que visitavam o túmulo de Cristo. Segundo o Santo Padre, a novidade de Deus causou-lhes medo a princípio, mas quando ouviram o anúncio da Ressurreição, acolheram e confiaram.

A confiança, explicou o Papa, veio após o convite do anjo que lhes chamou a recordar as palavras de Jesus antes de morrer. "Fazer memória do acontecimento de Jesus, é isso que faz as mulheres anunciar a todos. Fazer memória daquilo que Deus fez, do caminho percorrido. Isso abre o coração para a espera, para o futuro", disse o Papa.

Por fim, o Santo Padre pediu a Deus, por intercessão de Maria, que o coração dos fiéis estejam abertos para fazerem memória daquilo que Deus fez a eles; que os torne capazes de perceber Cristo como vivente e que os ensine a não procurar entre os mortos Aquele que está vivo.

A Vigília Pascal é a última celebração do tríduo pascal que prepara os católicos para a festa da Páscoa - ressurreição de Jesus Cristo. Os símbolos do fogo, da luz, o canto do "aleluia", dentre outros momentos marcantes, dão acentuação especial a esta cerimônia tradicional da Igreja Católica.

A celebração da "Noite de todas as noites", como é chamada pela Igreja, já era mencionada em livros do segundo século e também - conforme escritos de São Jerônimo - era celebrada pelos primeiros apóstolos.

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário