quinta-feira, 14 de março de 2013

Papa Francisco preside missa de encerramento do conclave


Nesta quinta-feira, 14, o novo Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Francisco, celebrou missa na Capela Sistina por ocasião do encerramento do conclave. A cerimônica litúrgica foi realizada apenas para os cardeais reunidos no Vaticano para a eleição do sucessor do Papa emérito Bento XVI. Neste mesmo local o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi escolhido pelo colégio cardinalício como novo bispo de Roma.

As palavras do Evangelho escolhido para a celebração especial trazia a afirmativa de Jesus Cristo ao apóstolo Pedro que pelo Tradição apresenta missão do Pontífice de confirmar os fiéis e a autoridade sobre a Igreja "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18 ).

Referindo-se a leitura do Evangelho, o Santo Padre destacou que nesta passagem é posspivel identificar o movimento em direção a Cristo em três atitudes: "caminhar, edificar, confessar" frizou o Pontífice. Em breve homilia, Papa Francisco afirmou que " nossa vida é um caminho e quando paramos, a coisa não anda. Significa que não vai bem. Caminhar sempre na presença do Senhor, à luz do Senhor".

O Papa também destacou o significado da Cruz para a vida da Igreja e em particular na vida dos cardeais afirmando que sem ela não há um verdadeiro discipulado de Cristo, "não somos discípulos do Senhor. Somos mundanos, bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor."

Num apelo pastoral, Papa Francisco pediu ao cardeais que "depois desses dias de graça, tenhamos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a cruz do Senhor. Edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor derramado na Cruz. Desejo a todos nós que o Espírito Santo nos conceda essa graça. Caminhar, edificar e confessar a Jesus Cristo crucificado. Assim seja." concluiu.

A missa que marcará a cerimônia de inauguração do Pontificado do Papa Franciso será na próxima terça-feira, 19, às 09h30 locais (05h30 de Brasília), dia da festa litúrgica de São José, considerado protetor da Igreja Católica Romana pela Tradição. No domingo, 17, predide a cerimônia do Angelus, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Fonte: Portal Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário